Alergênicos
Alergias e intolerâncias alimentares são uma grande preocupação de saúde pública para os consumidores, produtores e autoridades. Apesar destes problemas afetarem apenas uma pequena parte da nossa população, as implicações de saúde podem ser sérias e imediatas. É por isso que as agências reguladoras exigem que os produtos alimentícios com ingredientes alergênicos sejam devidamente rotulados.
A presença de alergênicos não declarados em alimentos é a principal causa da recolha e retirada de alimentos do mercado. Alguns dos alergênicos mais comuns são leite, ovos, soja, peixe, amendoim, nozes, marisco/crustáceos e glúten.
Uma gestão eficaz dos alergênicos por parte dos produtores de alimentos exige uma avaliação adequada dos riscos, um serviço analítico credível e especialistas experientes em legislação nacional e internacional referente a todos os alérgenos em produtos alimentícios.
Os ensaios analíticos são essenciais para monitoramento, verificação e validação dos seus programas de segurança e qualidade dos alimentos. Validação de processos, como procedimentos de limpeza e trocas de produto, devem incluir amostras ambientais (por exemplo, água de lavagem, swabs), bem como o controle de produtos. Os swabs podem ser usados para monitorar a presença de alergênicos nas superfícies de contato com o produto dentro da unidade de produção.
A TPLLabs presta serviços analíticos qualitativos e/ou quantitativos de pesquisa de alergênicos em alimentos com recurso à última tecnologia, como PCR, ELISA e LC-MS/MS. ELISA e PCR são técnicas de rotina para a determinação de alergênicos alimentares. As metodologias baseadas em ELISA detectam as proteínas do alergênico no alimento, enquanto os métodos PCR detectam o seu DNA.
A TPLLabs realiza regularmente ensaios de comparação inter laboratorial como forma de garantir resultados precisos e exatos na determinação de alergênicos.
A técnica por LC-MS/MS determina diretamente os peptídeos independentemente da sua disposição, por meio de cromatografia líquida (LC) e espectrometria de massa (MS/MS). É particularmente adequada para a análise de alimentos processados onde as proteínas podem apresentar-se parcialmente desnaturadas (exemplo: produtos de panificação). É assim uma técnica complementar importante à ELISA ou ao PCR. A Mérieux NutriSciences pode aplicar esta técnica para a detecção de vários alergênicos em produtos de panificação, nomeadamente para a determinação de ovo (ovo albumina) e leite (α-caseína e β-lactoglobulina) num único ensaio.
Recorrendo às técnicas PCR, ELISA e LC-MS/MS, à nossa longa experiência científica no manuseio de matrizes complexas e apoiados numa rede internacional de laboratórios, atualmente a TPLLabs oferece um abrangente serviço analítico para a detecção de alérgenos em alimentos, superfícies e meio ambiente.